Dispositivos de leitura
O que comprar para ler?
O que comprar para ler?
A resposta para ambos os casos deve começar por: compre barato pois a tecnologia está sempre a mudar!
Em tecnologia não devemos comprar equipamentos para o que não precisamos agora. Só quando o equipamento deixar de satisfazer as necessidades é que devemos comprar algo melhor. Progredir com equilíbrio permite ter sempre bons equipamentos para o que vamos realmente usar e será, financeiramente, mais viável a longo prazo.
Analise as necessidades e condições financeiras. O primeiro objetivo deve ser possuir equipamentos suficientes para trabalho de 1 turma (6 a 10 equipamentos)
Evolução? As Escolas Secundárias devem ter também alguns eReader abertos (como o Kobo) para leitura intensiva.
Que tipo de leitor será melhor para si? Depende das suas necessidades e conhecimentos. Se gosta de ler livros longos, se já usa o telemóvel para a maioria da navegação web e se tem um portátil ou computador de secretária para o processo de ensino aprendizagem... então está a precisar de um eReader. Vai poder ler como se fosse em papel mas sem carregar o peso dos livros.
Com um eReader não vai ter de se preocupar com a duração da bateria ou com a luz do sol no ecrã!
Equipamentos concebidos para utilização na Internet (também podem ser usados para leitura mas será uma experiência de baixa qualidade!)
São as lousas digitais e aproximam-se dos computadores portáteis. Os modelos tipo Tablet não utilizam a tecnologia e-Ink nos ecrãs mas mesmo assim permitem melhor leitura do que os ecrãs de computador.
O conceito de produção assenta em ecrã tátil com teclas virtuais (no próprio ecrã). Possuem uma maior dimensão de área visível que os e-Readers e permitem cores.
A interação com gestos, cores, integração web e as aplicações com conteúdo multimédia torna-os equipamentos recomendados para leitura de revistas e livros multimédia ou interativos.
Os tablets dividem-se em universos consoante o sistema operativo e as limitações de acesso definidas pelas lojas a que estão associados:
Os tablets dividem-se em universos, consoante o sistema operativo e as limitação por lojas de livros
iPad (Apple)
Equipamentos concebidos para leitura (também podem ir à Internet mas será uma experiência de baixa qualidade!)
Permitem uma fácil leitura e aproximam-se muito da leitura em papel. Bons em bateria (1 a 2 meses), não cansam a vista na leitura e podem ser utilizados para ler ao sol.
As características técnicas destes equipamentos com e-Ink (os mais recentes usam e-ink Carta) são similares mas variam na definição do texto, tamanho do ecrã, armazenamento local e se usam ou não ecrãs capacitivos (permitem multi-toque). Em termos de leitura quase todos permitem a marcação de páginas, realce e pesquisa de texto bem como colocação de notas no texto ou dicionário. Possuem um luz de leitura no ecrã para permitir ler à noite sem ter de acender o candeeiro. Permitem ligação à internet. Usualmente têm ecrãs com graus de cinza mas os mais caros já começam a incorporar cores mais ainda são uma novidade em 2020.
Permitem ler livros de qualquer livraria embora possam estar associados a uma livraria
Nota: O dispositivo Kobo pode ser gerido (enviar ou retirar livros por USB) por software de computador ou pelo Calibre. Permite livros sem DRM em epub e PDF de outras livrarias ou bibliotecas.
(Não estão à venda em Portugal)