Software para repositórios documentais

(Documentos digitais / ebooks)

Sistemas de repositório documental (Software gratuito e de código aberto)

Usar para apresentar ebooks? Sim, mas todos os ebooks devem ter os seus metadados editados antes de serem disponibilizados ao público!

Requisitos: O protocolo OPDS de distribuição de ebooks deve ser o requisito principal na adoção de um sistema pois permite o acesso direto aos ebook a partir de uma aplicação móvel de leitura.

A- Sistemas de gestão de bibliotecas digitais

Soluções criadas de raiz para bibliotecas digitais.

Solução tudo em um: organizar, editar metadados e disponibilizar em servidor. Destinado a gerir todo o processo de criação, conversão e partilha de ebooks, com funcionalidades de organização por metadados. Pode trabalhar em computador local ou em servidor web e inclui OPDS. As bibliotecas podem ser apresentadas utilizando o seu servidor interno próprio ou visualizadas através de outras aplicações. Sistema em código aberto criado por Kovid Goyal e mantido por uma comunidade de utilizadores


2- Open Monograph Press - https://pkp.sfu.ca/omp

Destinado a gerir o fluxo editorial de submissão e publicação de monografias com funcionalidades de edição, revisão de pares, catálogo, distribuição e vendas. Sistema em código aberto criado por um consórcio de universidades


3- Library Simplified (SimplyE) - www.librarysimplified.org

Usa protocolo OPDS e permite ligação a plataformas de distribuição/venda de ebooks. Pode ser integrada com programas de gestão de bibliotecas (Evergreen, Koha, Odilo TT, Millennial, Sierra, Polaris, Virtua, Destiny, Symphony). Software de código aberto criado pela "The New York Public Library".


Criação de bibliotecas digitais constituídas por diferentes tipos de materiais (texto, imagem, áudio, vídeo, etc). Sistema em código aberto produzido no CERN. Não usa protocolo OPDS.


Linux, Apache Solr. Código aberto


Outros programas que podem também ser adaptados:


B- Sistemas de repositório documental

Não são específicos para ebooks pelo que a leitura direta em aplicações móveis implica mais alguns passos extra a dar pelo utilizador (descarregar o livro para uma pasta e abrir numa aplicação de leitura).

1- DSpace - www.dspace.org

Adequado à publicação na web de um repositório institucional (RI) de documentos. Sistema em código aberto.

Exemplos: muito utilizado em universidades portuguesas em repositórios próprios ou através do projeto Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais (SARI).


Infos:


Criação de bibliotecas digitais constituídas por diferentes tipos de materiais (texto, imagem, áudio, vídeo, etc). Sistema em código aberto

Exemplos:


Exemplo: e-LIS (e-prints in Library and Information Science) - http://eprints.rclis.org

Endereços úteis: